MEC oferece programa de financiamento estudantil

Milhares de estudantes brasileiros vivem a mesma realidade desejam dar continuidade aos seus estudos, mas não tem condições financeiras para poder pagar um curso universitário de qualidade. No entanto, nos últimos anos, o governo vem gerando inúmeros programas para que os estudantes brasileiros possam melhor sua condição de educando e obter melhores oportunidades, entre os programas criados podemos citar o Fies ( Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior) que nada mais é do que uma linha de financiamento educativo do Governo Federal.

Como funciona o Fies?

A linha de crédito Fies tem o objetivo de pagar a mensalidade do estudante em uma, instituição privada de ensino, ou seja, em uma universidade particular. A única restrição do programa é para aqueles alunos que se encontram inadimplentes com o Programa de Crédito Educativo anterior ao atual programa.

Quem pode participar do Fies 2020

Pode participar do Fies 2020 aqueles alunos que acabaram de ingressar na faculdade e aqueles que possuem bolsa de estudo pelo PROUNI (Programa Universidade Para Todos). O aluno necessita estar cursando ou ter passado no vestibular em uma das instituições de ensino que são cadastradas no Fies e efetuar a matrícula, mas é importante salientar que só poderão participar do Fies alunos que fizeram o ENEM. Após o aluno deverá efetuar sua inscrição no programa acessando o site do mesmo no link http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

O que o aluno deve pagar durante o curso?

Durante o tempo em que o aluno estiver cursando a faculdade deverá pagar a cada três meses o valor de R$ 50,00. Depois de formado passa para o período de carência de um ano e meio sem pagar o financiamento.

Quando o tempo de carência acaba se dá início ao tempo de amortização da dívida Todo o saldo que o estudante devia é aplicado numa fórmula chamada Tabela Price, que calcula os juros e determina um valor fixo para as parcelas de pagamento.

A taxa de juros vai depender do valor a ser pago e da quantidade das parcelas.

Onde assinar o contrato do Fies?

O contrato do Fies é assinado com a Caixa Econômica Federal ou com o Branco do Brasil e o mais importante é que não é mais preciso apresentar um fiador para conseguir a linha de crédito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *