Qual seria o valor ideal que trabalhadores deviam receber no Brasil?

Talvez esta informação poderá causar um grande desânimo para você, mas de acordo com o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o valor do salário mínimo 2019 brasileiro deveria ser de R$3.940,24, isso para o mês de Junho/2018. Considerando que ele deveria suprir nossas necessidades primárias, este valor parece estar mais de acordo com nossa realidade.

O piso salarial é praticado na maioria dos países mundiais, estudiosos emitem diferentes opiniões sobre a insígnia de que manter um salário mínimo, poderá ser um instrumento de construção ou desconstrução dos trabalhadores, consequentemente da sociedade. Vale analisarmos, suas vantagens e desvantagens:

Vantagens:

  • Prolongar a vida do trabalhador;
  • Diminuição dos níveis de pobreza.

Desvantagens:

  • Se de fato o seu valor for elevado para ser eficiente, ele aumenta os índices de desemprego;
  • Prejudica o trabalhador mais qualificado, pois os com menos qualificação também ganhariam um salário alto.
  • Sim o valor do salário mínimo não condiz com a realidade do povo brasileiro, mas, além disso, o que pode ser pior é praticar contratos de trabalho abaixo o valor estipulado.

Após ler todo nosso conteúdo sobre o salário mínimo 2019, nesse artigo tiramos as suas dúvidas, deixando você bem mais informado. A seguir deixe o seu comentário sobre o assunto. Volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *